[REVIEW] Revenge – 1x22 – Reckoning (Season Finale)

Por João Paulo Reis (@joaopaulodreis)


“Você assassinou meu pai. Temos negócios não terminados.”

Comecei a ler alguns comentários a respeito da season finale no Twitter, e como não poderia deixar de ser muitas pessoas fazendo comentários de julgamento a respeito do enredo e o que acharam sobre o final. 

[Spoilers abaixo]


O episódio começou com uma Emily aos gritos clamando por Daniel ao perceber que um homem havia invadido sua casa e fugido levando as evidências que incriminam Conrad pela prisão de David. A história da temporada foi desenvolvida de forma que todos acreditassem ser Victoria a grande persona cruel, mas quando Conrad estava superando-a ele nos vem com essa bomba de que sem aquelas provas, ele seria um homem morto, ou seja ele não é esse bam-bam-bam todo. 

Alguém que se dispõe a fazer uma vingança contra pessoas poderosas é alguém com muita coragem e Emily provou ter bastante bravura nesse aspecto ao se encontrar com o assassino de seu pai, aceitar suas condições e lutar com ele mesmo sem tê-lo matado como planejava, afinal como já tinha sido questionado por Nolan no episódio anterior, a ação de matar uma pessoa a faria parecer com aqueles a quem ela mais odiava. Nolan provou ser um excelente amigo, e Emily finalmente revelou que ama Jack, não que fosse grande surpresa, mas numa série onde tudo pode mudar (e realmente muda) era necessário ouvir isso da própria personagem, que teve uma atitude sensata ao terminar seu relacionamento com Daniel com o discurso de que ele teria se transformado naquilo o que menos ele queria ser: Um Grayson. 

E Daniel realmente se transformou, de um personagem que beirava o boboca para um homem ganancioso e prepotente que coloca sua posição e seu sobrenome acima de todas as questões. Não dá pra saber se os roteiristas planejaram isso desde o início ou se esse Daniel pós-prisão veio depois de perceberem que o público começava a se simpatizar demais com ele, e isso poderia atrapalhar o romance previsto inicialmente entre Jack e Emily. Algo que me chamou bastante atenção em relação ao episódio foi Victoria não saber que Conrad foi o responsável pelo assassinato de David. Fico com a impressão de que ela sempre está blefando devido à falta de expressões faciais da atriz. 

Me perdoem, mas em nenhum momento eu ouvi sequer pronunciarem o nome do homem de cabelos brancos que supostamente teria assassinado David, então vou tratá-lo assim mesmo – Ele procurou Conrad para afirmar que não mexeu nas coisas de Emily e que inclusive as evidências já estariam sob posse do agente McGowan que juntamente com Victoria iriam se encontrar com um juiz em Washington para tentar incriminar Conrad por financiar o terrorismo. Realmente o sangue Grayson não é dos melhores, afinal primeiro Daniel, depois Charlotte que parece estar fazendo estágio com a Blair Waldorf de Gossip Girl, com a armação para destruir a reputação de Jamie, mas o que ela mais conseguiu foi a raiva de Declan (e a minha). 

Victoria foi ameaçada por todos os lados no episódio, inclusive por Conrad que prometeu que se ela embarcasse para Washignton seria sua última coisa a fazer na vida, e ela embarcou juntamente com Lydia que para se auto-proteger resolveu mudar seu depoimento, mas o piloto do avião era o homem de cabelo branco, então realmente essa foi a última coisa que Victoria fez, o que levou Charlotte a uma overdose. Devastada pelo fim do relacionamento com Daniel, sem chances de ter algo com Jack após o aparecimento de Amanda se dizendo grávida dele e sem as provas que limpariam a imagem de seu pai, Emily chorou e contou com o apoio incondicional de Nolan que chegou trazendo o backup do HD dos Grayson e nos dando um dos melhores ganchos da série, afirmando que a mãe de Emily está viva. 

Espero que a próxima temporada venha recheada de muita história e que Victoria não tenha morrido, afinal como vamos viver sem a elegância e a cara de paisagem dela com aquele sorrisinho de emoticon? Não tem como. 

 PS: Quem poderia estar naquele avião era Ashley. 

 PS2: Não revelaram o tipo de organização nem o motivo de financiarem terrorismo, e menos ainda porque Conrad estaria envolvido, algo que eu esperava ao menos uma explicação. 

PS3: Me desculpem pela review enorme. 

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário